sexta-feira, 29 de março de 2013

Porque reciclar equipamentos eletrônicos? Confira!

Os resíduos eletroeletrônicos (Geladeiras televisores, computadores, máquinas de lavar e outros) podem causar vários danos à natureza e gerar, inclusive, problemas à saúde humana, como intoxicação, se for descartado de forma inadequada. Os eletroeletrônicos possuem em sua composição elementos tóxicos como os metais pesados: chumbo, mercúrio, cádmio, entre outros. Isso causa grandes danos à saúde humana, e em contato com o solo, esses produtos podem contaminar o lençol freático, o que pode gerar a contaminação da cadeia alimentar e, se queimados a céu aberto, poluem o ar. Utilizando a forma não adequada de descartar os equipamentos obsoletos, em poucos anos a humanidade iniciará um processo de intoxicação gigantesco.
Estatísticas
Para se ter uma ideia, por ano são descartadas cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo. Isso daria para encher 145 mil Boeing 747 anualmente. É ai que vem um número assustador: apenas 10 a 18% desse material é reciclado. Elementos como berílio, chumbo, cromo, cádmio, lítio, entre outros extremamente tóxicos, são lançados diretamente na natureza, penetrando no solo, contaminando lençóis freáticos e consequentemente plantações/alimentos, além da queima indevida desses componentes, liberando gases nocivos ao meio ambiente.
Sustentabilidade
Algumas medidas precisam ser adotadas para evitar a degradação do meio ambiente. Com relação às matérias primas, é preciso racionar o consumo e diminuir os impactos da extração, assim como otimizar o uso dos materiais reutilizando e reciclando ao máximo. A reutilização de eletroeletrônicos aumenta a vida útil destes produtos, evitando o descarte precoce, e a reciclagem faz com que o resíduo volte a ser matéria prima e retorne para as indústrias. A reciclagem evita a sobrexploração dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, evita a poluição pela disposição inadequada dos resíduos. Essas são as principais vantagens da reciclagem de eletroeletrônicos. O material extraído desse tipo de componente, na sua maioria é reaproveitado.
OBS: Seria importante a reciclagem de computadores para uso no processo de  inclusão digital nas  comunidades carentes
Reciclagem específica

Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), são 96,8 mil toneladas de computadores que vão para o lixo, anualmente, no país. É necessário implementar postos de coletas nas lojas de eletrodomésticos e autorizadas de todas as marcas de eletroeletrônicos, um sistema de coleta e reciclagem específico para todo o lixo eletrônico (Logística reversa prevista na lei de resíduos sólidos).

Share

& Comment

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2015 Impacto Informática™ is a registered trademark.

Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.